Compare os custos de cartões de crédito

Considerado um dos meios preferidos para pagar compras atualmente, o cartão de crédito pode mudar de aliado para inimigo do bolso do consumidor.

Tudo depende da opção contratual que ele tem e que esteja dentro dos seus hábitos financeiros. Antes de assinar um contrato é preciso levar em conta o valor da anuidade, os benefícios e o custo total efetivo, que são os encargos e os juros que incidem sobre o cartão, aconselha Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da ProTeste, associação nacional que defende o consumidor.

O usuário ganhou um poderoso aliado para não fazer um contrato errado ou para migrar para um cartão compatível com os seus ganhos e não desperdiçar dinheiro. A ProTeste disponibilizou em seu portal (www.proteste.org.br) uma pesquisa com os cartões de crédito mais baratos e que oferecem os menores juros com melhores benefícios.

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) lançou o Minha Escolha Certa, que permite a comparação com 77 cartões de crédito disponibilizados no mercado.

A ferramenta permite que o usuário compare o cartão com os demais do mercado. Quando entra no site, o consumidor deverá clicar na opção Minha Escolha Certa. Caso já tenha cartão, a ferramenta pede o nome do banco e a categoria. Na opção seguinte o consumidor pode pedir “Ainda quero juros baixos”, “Não quero ter custo” ou “Quero muitos benefícios”.

Na internet o consumidor terá que responder a seis questões e depois será direcionado para a página em que serão exibidos os cartões mais parecidos com o seu perfil. Quem não usa cartão terá opções parecidas.

Segundo Maria Inês, a pesquisa evita regras impostas por contratos que podem conter cláusulas abusivas.

“A ideia é proteger o consumidor de irregularidades, como cobrança indevida de tarifas, por exemplo, e dar a ele opções de cartões adequados, sem que ele pague taxas desnecessárias”, conclui.

Anuidade pode retornar
A ProTeste orienta o consumidor a ficar atento quando decidir fazer a troca do cartão. Antes de cancelar o cartão é preciso ver os pontos acumulados pelo consumidor e que podem ser trocados.

Outro conselho importante antes do cancelamento é a devolução da anuidade a que o consumidor tem direito por parte do banco ou da operadora.

Saiba mais sobre o serviço que compara cartões

Qual é o nome do serviço?
Minha Escolha Certa, que pertence a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Idec) e permite a comparação de 77 cartões de crédito

Como faço para acessar o serviço?
Basta acessar o site www.proteste.org.br/calculadoras/cartao-de-credito

Uma vez no site, o que fazer?
No primeiro acesso, o usuário precisa identificar se já tem ou não cartão de crédito. Se já tiver, terá de especificar o nome do banco emissor e a categoria da tarjeta

E depois?
Ao clicar no botão ‘Próximo’, o interessado vai acessar a segunda página, em que poderá escolher uma das seguintes opções: ‘Não quero ter custo’, ‘Quero muitos benefícios’ ou ‘Ainda quero juros baixos’

O que acontece?
Ao fazer a escolha, o usuário será direcionado para uma página que exibirá os cartões mais parecidos com o seu perfil. Quem já usa o plástico verá que a ferramenta indicará a mensagem ‘Este é o seu cartão’. Haverá também o selo ‘A escolha certa’ ao lado da modalidade considerada ideal.

Fonte: Jornal a Cidade

Veja também::

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *