Dívida com cartão de crédito? Veja os Direitos do Consumidor

Daremos dicas de como reduzir a dívida do cartão de crédito, Como renegociar dívida do Cartão de crédito. Além de saber se pode parar na justiça porque não pagou o cartão de crédito, se uma financeira de cartão de crédito pode penhorar bens da família do devedor, o que acontece se não pagar o cartão de crédito além de ir para o SPC/Serasa e como cancelar o cartão de crédito mesmo com dívidas.

O devedor de cartão de crédito pode sim ter um bem leiloado, o mais certo é tentar um acordo com a administradora do cartão para que não corra o risto de ter um bem leiloado. Mas, não quer dizer que isso vá acontecer, um bom advogado consegue resolver isso bem rápido. Eles não costumam entrar com uma ação judicial porque não vale apena quando a dívida é baixa.

Se a maior parte da dívida for por juros é muito fácil resolver pedindo uma dispença dos juros com a financiadora do cartão, agora se essa dívida for realmente por gastos, ai é mais complicado, mesmo assim não se preocupe, porque para eles o mais proveitoso é recuperar o dinheiro.

1º você vai receber uma carta falando que se você não pagar será cobrado JUDICIALMENTE.
2º Se você não entrar em contato com eles, você receberá outra carta, dessa vez uma marcando o dia para audiencia.
3º O juiz irá lhe perguntar se você quer acordo, caso contrario um dos seus bens serão leiloados.

Lembre-se que, processos não são rápidos e sempre demoram, por isso mantenha a calma e procure entrar em contato com a prestadora, e faça um acordo.

A dívida será renegociada pelo valor da última fatura, sem a incidência dos juros cumulativos. Lembre-se de que a cobrança leva em conta o tempo que o consumidor ficou sem efetuar quaisquer pagamentos, enquanto o contrato de crédito continuava vigente.

Veja as dicas para sair da dívida do cartão:

– Procure a administradora de seu cartão de crédito e veja qual a possibilidade de acordo para cancelar ou suspender o cartão, reduzir a dívida e parcelar o pagamento.

– Avalie também, caso seja correntista de banco, a possibilidade de tomar um empréstimo do tipo Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para liquidar a dívida do cartão e pagar este empréstimo em parcelas. Os juros do CDC costumam não ultrapassar 3% ao mês.

– Caso não consiga um acordo administrativo ou uma linha de financiamento para quitar a dívida, você pode recorrer a Justiça. Em uma ação judicial, é possível questionar os juros cobrados (que não podem exceder a média do mercado divulgada no site do Banco Central), a capitalização de juros, e a cobrança de multas indevidas (acima de 2% conforme Código de Defesa do Consumidor).

Redução do valor da dívida

O consumidor pode conseguir uma boa redução na dívida, mas terá que oferecer um valor para depositar em juízo mensalmente se quiser tirar seu nome do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. Este valor tem sido fixado no máximo em 30% da renda do cliente. A cobrança de tarifas para emissão de boletos também é ilegal e pode ser questionada.

Manual prático de orientação para a negociação de dívida com cartão de crédito

A Anucc – (Associação Nacional dos Usuários de Cartões de Crédito) lançou um manual prático de orientação para a negociação de dívida com cartão de crédito www.anucc.org.br ou tel. 3104-9499. No guia, a principal recomendação esta no pedido imediato de uma proposta de renegociação, aliada ao direito de solicitar o cancelamento do cartão de crédito no ato da comunicação.

Cartilha_para usuários_cartao_crédito_ANUCC

Fonte: Empréstimo Consignado

Veja também::

48 Comentárioss
  1. tinha uma divida com o cartão de 1800,00 queria pagar em 4x e els me disseram que poderia ser no minimo de 8x
    comecei a pagar ,virou uma bola de neve, agora querem que eu pague om minimo e renegocie o restante em 14x.ficando o total de 5.00,00 e tanto. estou perdida ,sou manicure e mãe de 3 filhos , vou tiara da boca dos meus filhos para quitar?
    qoue faço ? me ajudem por favor.

  2. Bom dia, meu nome é Paula e tenho um débito junto ao Ibi Cartão Colombo Mastercad, estou tentando a meses pagar este valor, mas não consigo, estes dias me passaram 19 telefones para que eu localizasse onde está está divida, sempre mandam eu ir na Camisaria Colombo pagar e lá eles não recebem, ai passam um código de barra para ir até a agência do Bradesco pagar e nunca da certo, está semana formalizei um acordo de R$ 73,00 e até agora não consegui pagar, eu quero apenas o um BOLETO PARA PAGAR, eles alegam que não trabalham desta formo, com emissão de boleto, está é a primeira empresa que não emite boleto, SOCORROOOOO eu só quero pagar essa divida e mais nada…..

  3. tenho uma cartão da ibi que chegou através de uma compra que fiz nas lojas colombo,deixei com minha filha, fiquei sabendo que ela não pagou,o limite é bem baixo de 200,00 ja fez um ano e até agora não recebi nem uma ligação nem uma comunicação e não consigo falar com ninguém p/ pagar quero negociar p/ pagar e com quem eu falo o numero de traz do cartão não tem nunhuma proposta e não me passa nada tenho que resolver este meu problema.

  4. Eu tinha uma divida no banco real de empréstimo bancário, negociei e paguei pela orcozol, esta divida, meu nome está limpo, o fato que esta divida não me deixava dormir, eu tinha um cartão, do mesmo banco, mas simplismente não usei mais, paguei, e até hoje nunca tinha recebido qualquer comunicação do banco, então como paguei minha divida com a orcozol , me disseram que eu ficava com o nome restrito no sistema do Bacen já que não tinha pago ao banco, mesmo que meu nome estivesse sem restrições, preocupada entrei em contato com a orcozol e com o santander meu banco credor, e atendente me informou que minha dívida bancária estava sanada, mas que eu possuia um cartão de crédito, e que o mesmo tinha sido vendido, fiquei possessa, pois nunca recebi cobrança, como vendem um cartão, e aí descobri a razão de eu não conseguir cartão de crédito, agora estou num impasse, nunca me comunicaram em relação a tal dívida, mas ela existe, só que a venderam sem me comunicar, e se eu pagar para a empresa que comprou essa divida, continuarei com restrições no sistema interno do banco, sequer tive essa dívida lançada no SCPC, nunca, o que eu devo fazer?

  5. UM CONSELHO PARA TODOS:
    NÃO SE METAM MAIS COM CARTÃO
    POIS COM O DINHEIRO, VOCÊ SÓ
    COMPRA QUANDO TEM.
    CARTÃO É DO DEMO E AS FINANCEIRAS
    SÃO DA FILIAL DO INFERNO

  6. ola fiz o parcelamento de minha fatura e prometeram liberar
    o cartao apos o pagamento de todas as parcelas
    so q hoje eu liguei para o ibi e me disseram q e para aguarda
    uma nova proposta poxa vida pra q enganarem as pessoas entao
    eu paguei pois preciso do cartao.

  7. eu fiz uma conpra no valor de 500,00 reais sendo que o valor de limite do meu cartao e 450,00 beleza so que depois de 3 dias que eu fiz a conpra eu minha noiva fomos pagar adiantado 500,00 reais no dia falorao pra gente que inha libera o cartao em 48 horas soque passou essas 48 horas eles vinhero com uma conversa que ainda a gente esta devendo 480,00 reais po si o limite e de 450,00 reais a conpra e de 500,00 reais como a gente deve mais 480,00 po fala verdade o limite e de quando e 450,00 reais ou 980,00 rais

  8. Boa tarde,fazem cinco anos e uns meses fiquei devendo no Banco IBI,E c&A.ja fiz várias tentativas para um acordo e não obtive sucesso.
    gostaria de receber ajuda para negociar.
    obrigada.

  9. joely da silva lima ola quero quitar a minha divida tou deveno des do ano de 2009 voces pode mandar mandar uma carta por email quero quitar a minha divida com urgencia por favor obrigada.

  10. nao fui muito explicativo por isso escrevo de novo.meu cartão e do santander.mastecard a 12 anos fizeram compra em meu nome e saque no cartao,e nao consegui provar,por erro da moça que canceleou que meu cartão foi roubado e nao foi isso que falei pra mesma mas como o horario 4.30 da manha so daria pra fazer assim,ai começou as cobranças todo mes ,discontando em conta.tirei meu limite da conta e cancelei meu cartão nao devo nada dele que fiz de compra reconhecida por mim,agora ja esta em 2.400 quero ver se tem como eu provar que foi erra da menina do banco que fez o bo errado.tudo isso ta gravado la.dia 03/05/2012 de 1150 ja esta em 2.400. bgrato pela ajuda a quem poder me ajudar.Rubens

  11. ola tenho uma divida de cartão ja cancelado e tirei tambem meu limite de credito pois estmam tirando do meu limite,essa compra nao foi de minha autoria,mas nao consigui provar,e os caras estão mandando bala e nao tenho mais nada nesse cartao e o mesmo ja esta cancelado como provar essa minha inocencia grato

  12. preciso negociar minha divida com a ibi so q estou tentando a muito tempo entra em contato com eles e simplismente nao consigo o que devo fazer para conseguir um acordo ? No aguardo.

  13. Gente como este cartaõ IBI tem queixas , Deveria o procon tomar sérias providencias pois estou lendo aqui e com pena dessas pessoas… Ninguem deve porque quer concorda? portanto a C&A deveria tomar serias providencias com esta financeira deles. COMO DIZ O DITADO AQUI VAI UMA DICA.
    Abs

  14. BOM DIA TENHO UMA DIVIDA COM A HIPERCARD DESDE O INICIO DO ANO QUE EU NÃO CONSIGO PAGAR, GOSTARIA DE SABER SE A OPERADORA PODE MANDAR PARA MEU EMAIL O BOLETO APENAS COM O VALOR DA ULTIMA FATURA, SÓ OS GASTOS QUE FIZ, SEMNENHUMTIPO DE JURO, QUE EU VOU TENTAR PAGAR. SE NÃO NADA.POR QUE BEM MATERIAL NÃO TENHO NENHUM EM MEU NOME, TENHO APENAS TRES FILHOS AINDA CRIANÇA PARA CUIDAR. AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE SUAS INFORMAÇÕES.

  15. boa noite , minha sogra deu duas esquemias e se encontra doente á algum tempo sem condiçoes de pagar a divida do cartao de credito e agora está sendo acompanhada pelo piciquiatra! Quais são as chances de ela dar as condiçoes de pagamentos ?

  16. olá bom dia, tenho uma divida com o cartão ibi card a loja onde fiz o cartão não existe mais como posso fazer para quitar a minha divida com o cartão vocês podem mandar a fatura por e
    mail moderado. desde

    já agradeço.

  17. gostaria de uma de fazer uma negociação pois ja recebi a carta dizendo que meus bens podem ser leiloados quero receber uma nova fatura por email por favor !!!!!!

  18. eu tenho uma divida na cia desde 2004 e e queria pagar mais nao sei como fazer v pode mim ajuda e na cia de madureira espero resposta obrigado

  19. meu nome foi parar no sps , a mais de 2 anos. na altura paguei essa divida, e cancelei o cartão. a 1 ano me enviaram uma cobrança de pagamento anual, já tendo eu cancelado. agora precisei de fazer um emprestino e contatei que meu nome está novamente no sps por conta dessa cobrança. sendo que na altura liguei e a atendente mandou desconsiderar essa cobrança. o que devo faz?

    • Prezada Ana,

      No seu caso, recomendo juntar todos os documentos que você possui a respeito do fato descrito e procurar o juizado especial da sua cidade.

      Não se preocupe, tenha paciência, pois se tudo ocorreu como o descrito à justiça está do seu lado.

      Um abraço e boa sorte!

  20. BOA NOITE

    HOJE RECEBIR UMA CARTA DO CARTÃO CANAL JEANS IBI ONDE VEM DIZER UM SE NÃO FIZER UM ACORDO COM ELES MANDAM LEILOAR UM BEM MEU QUE NÃO TENHO, E POSSO ARCAR COM OS CUSTOS DO PROCESSO E QUE DEVO FAZER POIS ESTOU DESEMPREGADA ONDE FAÇO UM ESTAGIO QUE NÃO É CARTEIRA ASSINADA DINHEIRO QUE SÓ DA PARA PAGAR MINHA FACULDADE.
    OBRIGADA E ME RESPONDAR SE POSSIVEL TAMBÉM ELO E- MAIL.

  21. SOU FABI. oi tenho umadivida de cartao de creditode+ou-6mil reais amaior parte e juros nao consigo pagar recebi uma carta diz que vai ser combrado judicial mentea divida oque pode acontecer comigo tenho so dois corros velhos em meu nomeum passat ano84 e um monza 89 poden penhorar ou leiloareles me de uma resposa por favor

  22. estou querendo renegociar minha divida com o cartao IBI,mais ta dificiu pois troquei de endereço.por favor!! me deem uma orientaçao… OBRIGADA!

  23. Boa noite,

    Adquiri uma dívida no cartão de crédito e não consegui pagar pois os juros estavam muito altos. Recebi uma ligação de uma empresa de cobrança, informando que se não fizesse acordo com eles, seria convocada para responder a uma cobrança judicial. Pergunto o que poderia acontecer neste tipo de cobrança e se os juros são menores. A dívida é de R$6.000,00.

    Obrigada.

  24. Olá , fIz uma consulta no serasa para regularizar a minha situação e consta uma divida no valor R$ 185,00 com o banco Ibi , entrei em contato com a central para acertar mas estão me cobrando 10 vezes a mais , estou tentando um acordo , porém sem sucesso, quero pagar o valor justo mas esta dificil de negociar , ja acertei outra divida com Itaú e foi mt bom negociar com eles , mas o Ibi parece que não quer receber , não acho justo ficar com o meu nome restrito no Serasa por causa de R$ 185,00 que estou tentando pagar , como faço para regularizar essa situação ?

  25. BOA TARDE!

    em 2008,deixei de pagar uma divida minha com o banco real,que agora e o santander,porque fui demitida do trabalho e não tive condiçãoes de arcar com esta divida.agora entrei em contato com o banco pra negociar e eles me disseram que haviam vendido minha divida pra uma financeira,eu não sabia disto,fui na cdl,pra ver onde estava devendo e então entrei em contato com a tal empresa tentei fazer um acordo de acordo com o que ganho(salario minimo)eles se recusam a negociar estão cobrando quase 2,000, eu quis pagar 1,400 eles não quiseram o que faço uma ves que quero pagar e eles se recusam a negociar.

  26. Devo Não Nego, Pago Quando Puder…………
    devo meu cartão tentei negociar não quiseram negociar
    então toquei minha vida pra frente sem pagar o minimo e depois de 1 ano e meio recebi uma carta que estava la .. o valor que eu achava justo pagar ….. e ainda parcelado …..

    não deixo de colocar comida na mesa ou dormi pra ficar pagando um juros abusivo banco ou essas empresa de cartão são uma agiotagem
    legalizada … qual a diferença de um jogo na mega sena para um jogo do bicho …. só um mega sena e do governo e recarda pra ele . o jogo do bicho e pros bicheiros … banco paga emposto pro governo e agiotagem não……………………..fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  27. tenho um divida de mais ou menos 1800,00 reais veio a carta dizendo que vai pra juiz mas a unica coisa que tenho no meu nome é um carro batido que ja esta com busca e apreensão ja to negativado com um valor muito mais alto do que no cartão e não vou sair tão cedo pois não tenho como pagar nen um deles to desempregado é isso não tenho mais nada em meu nome aguardo resposta obrigado

  28. la liguei varias vezes na central de atendimento do meu cartão para poder parcelar minha fatura ou até mesmo o cartão td, mas eles nao querem dizem q nao tenho opçao de parcelamento para o meu cartõa o que devo fazer

  29. boa noite,doei a minha filha um imovel com usoefruto.hoje ela esta com uma divida de cartao de credito que ultrapassa em 3 vezes o valor venal do imovel,eles podem penhorar esse imovel?

  30. ola eu fiz um emprestimo no valor de 2.000 no banco bmg há 4 anos e eles descontaram em folha de pagamento de beneficio 80,00 reais,mas agora eu fui ver o quanto faltava pra quitar a minha divida, e pra minha surpresa eu ainda estava devendo os 2.000 ai eu liguei pra eles, e eles me falaram que só estava sendo descontado 5 por cento em folha e agora o que eu faço, me ajude por favor

  31. estou com divida marster +-350 á +-um ano e meio hj está dois mil duzentos fiquei desempregada.E junto ao procon negociei um valor avista não tão satisfatório, pois as pacelas ficariam longas e altas. eles são dificeis me aborreci muito,pena que estou precisando do meu nome limpo urgente e não pude partir para o litigio.

  32. preciso negociar minha divida com cartao ibi da canal jeans. por favor preciso de uma resposta urgente.ja perdi empregos por causa dessa pendencia q quero resolver so q nao sei como,ja que tento entrar em contato com a ibi e nao tenho nenhum resultado. entre em contato comigo s epossivel ou me de uma resposta para resolver esse problema;sou de santo antonio de jesus ba.

  33. preciso negociar minha divida com a ibi so q estou tentando a muito tempo entra em contato com eles e simplismente nao consigo sempre a ligaçao cai. o q devo fazer ?

  34. boa tarde! estou tentando renegociar junto ao ibi uma divida do cartao mastercard,mas infelizmente não houve êxito pois fui muito mal atendida pela telefonista responsavel por essa negociação do debito em questão.
    no ano passado em novembro o debito era de 1.200,00 conforme a orientção de operadores no balcão da c&a onde foi estipulado duas parcelas de 600,00(seiscentos reais).paguei a primeira parcela no dia 25 de novembro de 2010,~por motivos de saúde fiquei impossibilitada de quitar o débito da segunda e última parcela,peço para refazer os calculos com a retirada de juros.
    obrigada pela atenção!aguardo resposta.

    • Prezada Karla Adriana, Nós do IbiCards somos apenas um site informativo com intuito de esclarecer dúvidas sobre assuntos financeiros. Não somos representantes de nenhum banco ou bandeira de cartão de crédito. Para resolver seu problema você deve entrar em contato com seu banco.
      Se o resultado não for satisfatório, sugerimos que você procure o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor para averiguar se essa cobrança é indevida. http://idec.org.br/

  35. tenho uma divida de 1.585.84 se nao me gano gostaria de renegociar, pois tem uns tres ano e meio . Nao consigo entra em contato com ha credora gostaria de recebe um contato tel emeil .

  36. Gostei muito das explicações, entretanto, tenho uma dúvida ainda, estou inadimplente com 2 cartões de crédito, isso me preocupa demais, mas fiquei doente e estou desempregada, estou inadimplente não pq quero, mas pq não tenho condições nem mesmo de fazer um acordo.
    O que posso fazer ?
    Estou inadimplente, mas nunca quis ser inadimplente.

  37. Estou cm uma divida com cartão mastercard, ja faz uns 4meses, que estou pagando 150,00 por mes, ja enviei carta, e agora estou implorando ajuda, eu não tenho como agar , peço uma negociçao, com valor de 1500,00 espero um extrato da divida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>