Milhas e pontos, a escolha do cartão faz toda a diferença

É cada vez mais frequente os cartões de crédito oferecerem a opção de um programa de acúmulo de créditos na forma de pontos ou milhas creditados de acordo com seus gastos.

Em alguns cartões a associação aos programas de fidelidade é automática e “sem custos”. Porém, estes cartões possuem uma taxa administrativa anual maior do que as que são normalmente cobradas nos cartões de crédito que não oferecem a associação a programas de fidelidade. Mas se você optar pelo pagamento de uma taxa maior, você tem a vantagem de poder trocar os pontos do seu cartão por passagens aéreas!

Antes de tudo…
Para usar os créditos do seu cartão para emitir passagens, é necessário que você transfira esses créditos para uma conta de um programa de fidelidade de uma companhia aérea com o qual o seu cartão tenha acordo.

Portanto, para transferir milhas do seu cartão Y para um programa de fidelidade aérea, você primeiro deve já ter se inscrito no programa de fidelidade aérea! E só é permitido transferir milhas/pontos para contas de programas de fidelidade aérea cujo titular é o mesmo do cartão de crédito!

Fica a dica:
Como você não paga nada para se associar a um programa de fidelidade aérea, faça já sua inscrição nos programas de fidelidade das companhias parceiras nas quais antevê a possibilidade de emitir uma passagem no futuro. Já tendo a conta e a senha na mão, a emissão depende unicamente de encontrar a disponibilidade de assentos. Outro fato é escolher um cartão que tenha acordo com o programa de fidelidade aérea no qual você deseja creditar as milhas ou pontos ganhos no cartão.

Programas de Fidelidade
Os programas de fidelidade mais conhecidos e que têm vários parceiros são o TAM Fidelidade e o Smiles. Mas, antes de se inscrever nos programas, consulte os parceiros do TAM Fidelidade e cartões de crédito parceiros do Smiles.

Acúmulo de pontos/milhas
O acúmulo dos créditos é baseado no valor pago na fatura. Normalmente o valor é convertido em dólares, para efeito unicamente de contabilizar os créditos, ou seja, todo mês seu gasto no cartão é convertido para um valor em dólar e para cada dólar você ganha 1 ponto.

Esse valor pode variar para mais ou para menos dependendo da categoria do seu cartão e em que companhia aérea você troca essas milhas. Se quiser acumular mais, vale a pena escolher um banco com cartão co-branded (aqueles que têm impressa a marca do programa de fidelidade), pois ele acumula de 1,3 milha/ponto a 2 milhas/pontos por dólar.

Como transferir seus pontos
A transferência pode ser de graça ou pode ser cobrada uma taxa. Algumas operadoras de cartões e bancos, como é o caso do Banco do Brasil, permite que os pontos acumulados com o uso do cartão sejam convertidos em milhas TAM Fidelidade ou em milhas Smiles e tudo é feito de forma bem simples pelo próprio site das empresas.

O cartão ainda pode impor um número de créditos mínimo para poder permitir a transferência. Tudo isso demonstra a necessidade de ler as regras do seu cartão com atenção. Mas vale lembrar que nem todo cartão de crédito acumula milhas! Por isso, lembre-se: cada cartão de crédito tem suas regras, contrato e benefícios associados. Por isso, para não cair em armadilhas e ficar pagando contas sem acumular pontos, entre em contato com o SAC do seu cartão de crédito para informações sobre resgate de pontos, transferência, prazos e validade!

Validade dos créditos
A validade desses créditos acumulados depende do seu programa, podendo valer por apenas 2 anos ou então não vencerem nunca enquanto você mantiver o cartão e estiver pagando a taxa anual administrativa. Portanto, se pensar em cancelar seu cartão onde ainda tenha créditos acumulados, use os créditos primeiro antes de cancelá-lo!

>> Mais – A escolha do Cartão de Crédito

Segundo o diretor de Marketing de Cartões do banco Itaú, Fernando Chacon, quando procuram um cartão de crédito para realizar as compras, um dos fatores analisados pelos brasileiros são os programas de benefícios, como os de milhagens.

“Na escolha por dois cartões, o consumidor vai pelo produto mais conveniente de acordo com os benefícios oferecidos. Os cartões que mais são pedidos, no Itaú, são os de companhias aéreas e da indústria automobilística”, disse Chacon.

Os plásticos que oferecem sistema de bonificação com milhas estão no mercado há 25 anos e atraem consumidores para os programas de relacionamento das empresas. Mas você sabe como conquistar as milhas?

Auxílio da internet
Existem duas maneiras de se conseguir as milhas: por meio de compras com cartões de crédito e de viagens realizadas. A internet ajuda quando o consumidor pretende trocar este benefício por passagens aéreas, na procura por preços e de parcerias que podem ser vantajosas.

Quando viajar, peça ao agente que insira na sua reserva o número do cartão e apresente-o no momento do embarque. Esta é uma maneira de conseguir acumular mais milhas, já que existem companhias aéreas parceiras antes desconhecidas. Com isso, você pode viajar para a Europa com uma empresa norte-americana e ainda acumular benefícios.

Quando as milhas forem acumuladas em cartões de crédito, veja como transferir o benefício para seu cartão de milhagem. Existem cartões que liberam para qualquer companhia, enquanto outros são de determinada empresa.

Controle suas milhas
Não adianta nada você comprar passagens e com o cartão de crédito, sendo que não tem controle do seu programa de milhagem. Atente ao tempo máximo que você tem para troca dos pontos pelo benefício ou pelas passagens aéreas. Planeje-se para poder usufruir da melhor maneira suas milhas, afinal, não é interessante ganhar uma passagem e não poder viajar porque tem de trabalhar ou por algum outro compromisso.

Quando entrar no programa de milhas, você não deve prestar atenção somente nos pontos, mas no tempo. O prazo para troca de pontos por benefícios varia de um a três anos nos cartões e de dois a três anos nas companhias aéreas. Caso você perca o prazo, suas milhas não valerão mais.

Fonte: IGF/ Smiles / TAM Fidelidade / Melhores Destinos

Veja também::

Um Comentário
  1. qual é o valor que eu vou pagar a mais, ou seja a taxa anual, caso queira fazer a associação do programa de fidelidade?
    com o cartão eurocard, eu posso acumular milhas?
    aguardo a resposta!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *